O chá verde é obtido de uma planta chamada Camellia sinensis, originária da China e da Índia, mas bastante popular no Brasil. Dessa planta são feitos outros chás além do verde, como o preto, o branco, o vermelho e o Oolong. Você vai aprender agora quatro maneiras de fazer chá verde e também vai conhecer os benefícios dessa planta medicinal para a saúde.
4 Formas de fazer chá verde
Além de ser uma das bebidas mais antigas do mundo, o chá verde também é a segunda mais consumida, ficando atrás apenas da água pura. Ele é muito apreciado pelo seu aroma e propriedades funcionais.
Para obter-se o chá são utilizadas as folhas e os brotos da planta, que passa por um processo de aquecimento para inativar sua substância oxidante. Depois, passa por secagem e moagem para então chegar ao consumidor.
Para obter as propriedades do chá verde é necessário ter cuidado com a temperatura correta da água e o tempo de infusão. A água deve quase ferver, mas não deve alcançar os 100°C. A infusão não deve passar de 3 minutos para não alterar o sabor do chá.
1. Chá verde caseiro
A receita mais simples para fazer chá verde em casa leva apenas o chá desidratado e água. Pode consumir quente ou frio e evite beber à noite porque ele contém cafeína.
Ingredientes
- Chá verde desidratado: 1 colher de sobremesa;
- Água: 1 xícara.
Modo de preparo
1. Coloque a água para aquecer e desligue quando começar a chiar, para que não ferva.
2. Misture o chá, de preferência que não seja de saquinho, pois ele contém menos propriedades do que a planta desidratada em pedacinhos. Deixe em infusão por 3 minutos.
3. Depois é só coar e beber.
2. Chá verde com gengibre
Essa receita ajuda no tratamento da obesidade, pois além dos efeitos do chá, o gengibre também atua como termogênico, acelerando a queima de gordura. A canela é adicionada tanto para agregar sabor, quanto para contribuir com o efeito termogênico.
Ingredientes
- Água: 1 litro;
- Gengibre: 2 centímetros;
- Chá verde desidratado: 2 colheres de sopa;
- Canela: 1 pau.
Modo de preparo
1. Coloque a água para ferver. Quando levantar fervura, adicione o gengibre. Depois de 1 minuto desligue o fogo e aguarde mais 1 minuto.
2. Adicione o chá verde e o pau de canela e deixe por 3 minutos.
3. Coe o chá e está pronto para beber.
3. Chá verde com limão
Ao adicionar um pouco de limão ao chá verde, aproveita-se também seus efeitos antioxidantes e reguladores do pH do sangue.
Ingredientes
- Chá verde: 1 colher de sopa;
- Água: 1 xícara;
- Limão: suco de ½ unidade.
Modo de preparo
1. Coloque a água para aquecer no fogo. Assim que levantar fervura, desligue.
2. Aguarde alguns segundos para que a temperatura baixe e depois adicione a colher de chá verde e deixe em infusão por cerca de 3 minutos.
3. Depois é só coar o chá, adicionar as gotinhas de limão e está pronto para beber.
4. Chá verde gelado
Essa receita, além de saudável é bem refrescante, não apenas porque o chá é servido gelado, mas também pelos ingredientes que inclui.
Ingredientes
- Água: 1 litro;
- Laranja-pera: suco de 1 unidade;
- Saquinhos de chá verde: 4 unidades;
- Rodelas de laranja: a gosto;
- Gelo triturado: a gosto.
Modo de preparo
1. Leve a água para ferver. Assim que começar a ferver, desligue o fogo. Aguarde alguns segundos para a temperatura reduzir.
2. Coloque os saquinhos de chá na água e deixe durante 3 minutos. Retire os saquinhos e deixe o chá esfriar.
3. Em uma jarra, coloque o suco da laranja, umas rodelas e laranja e o gelo. Adicione o chá e está pronto para beber.
Benefícios do chá verde
São muitos benefícios que o chá verde promove à saúde e há diversos estudos que continuam trazendo a público cada vez mais propriedades benéficas da Camellia sinensis. Entre as principais, estão:
- Flavonoides antioxidantes que protegem as células;
- Prevenção de câncer;
- Prevenção de doenças cardiovasculares e pressão alta;
- Prevenção de doenças do fígado;
- Prevenção de arteriosclerose;
- Auxílio no tratamento da obesidade;
- Catequinas que promovem efeito terapêutico;
- Anti-inflamatório;
- Antidiabético;
- Redução do colesterol;
- Fornece vitaminas e minerais;
- Cafeína que traz disposição, mas sem o forte efeito do café.
Mesmo com inúmeros benefícios, para que o corpo os absorva, é necessário que tenha uma dieta equilibrada e saudável, de preferência com acompanhamento profissional, e que pratique atividade física regular.
O chá verde não é recomendado para gestantes, crianças e pessoas com problemas de coração, rins e estômago. As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico.